quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ferramentas de Gerência de Qualidade

Faremos aqui neste post uma breve explanação sobre as ferramentas utilizadas no PMBOK para gerência de qualidade. No tópico sobre gráficos de controle, nós preferimos demonstrar 2 (dois) gráficos utilizados em metodologias ágeis como SCRUM.

Diagramas de Causa e Efeito

O diagrama de causa e efeito é uma ferramenta gráfica utilizada para o Gerenciamento e o Controle de Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Este sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética.

O diagrama pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, uma das sete ferramentas do Planejamento de Qualidade ou Sete Ferramentas da Qualidade por ele desenvolvidas, que apresenta uma estrutura mais complexa, não hierárquica.

Os diagramas “Por quê-Por que” e “Como-Como” podem ser usados na análise de causa e efeito. Os diagramas de causa e efeito também são usados na análise de risco.



Fluxogramas

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo na prática, como a documentação dos passos necessários para execução de um processo qualquer. Ferramenta muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos

No PMBOK a criação de fluxogramas é usada durante o processo Realizar o controle da qualidade para estabelecer as etapas do processo que não estão em conformidade e identificar oportunidades potenciais de melhoria do processo. A criação de fluxogramas também é utilizada na análise de riscos.


Histograma

Um histograma é um gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e a sua altura à respectiva freqüência. Cada coluna representa um atributo ou uma característica de um problema ou situação. A altura de cada coluna representa a freqüência relativa da característica. Essa ferramenta ajuda a identificar a causa de problemas em um processo pela forma e amplitude da distribuição.


 
Gráfico de execução

Os gráficos de execução mostram tendências em um processo, variações, degradações ou melhorias ao longo do tempo. Ele pode ser usado para monitorar:

• DESEMPENHO TÉCNICO. Quantos erros ou defeitos identificamos e quantos permanecem sem correção?

• DESEMPENHO DE CUSTOS E PRAZO. Quantas atividades por período foram concluídas com variações significativas?

 
Amostragem Estatítisca

Amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados.

Para um amostragem estatística é retirada como base uma pequena amostra para um todo, um breve exemplo é quando se realiza um exame de sangue para saber todas as propriedades do sangue é necessário somente uma pequena amostra deste sangue.

Em um projeto muitas vezes se faz necessário uma vasta variedade de técnicas de amostragem para que se garanta que a amostra selecionada realmente represente a população de interesse.

Principais razões para se trabalhar com uma amostra:

- A população é infinita, ou considerada como tal, não podendo portanto ser analisada na íntegra;

- Custo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, como resultado da grande dimensão da população ou da complexidade do processo de caracterização de todos os elementos da população;

- Tempo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, conduzindo à obtenção de informação desatualizada;

- As populações são dinâmicas, de onde resulta que os elementos ou objectos da população estão em constante renovação, de onde resulta a impossibilidade de analisar todos os elementos desta população;

- Recolha de informação através de processos destrutivos (que, se aplicada exaustivamente, conduziria à completa destruição da população);

- Inacessibilidade a alguns elementos da população, por diversas causas.


Inspeção

Como o próprio nome diz a ferramenta inspeção trata-se de avaliar um produto de trabalho examinando todos os processos cuidadosamente, verificando se o trabalho que foi realizado esta realmente conforme foi solicitado e documentado. Essa inspeções são comumente chamadas de revisões ou auditorias, pois encontram defeitos durante todo o trabalho e validam reparos dos defeitos.

A importância desta ferramenta esta diretamente ligada ao sucesso do projeto, pois é possível realizar inspeções em qualquer nível incluindo medições dos trabalhos.


Revisão de solicitações de mudanças aprovadas

Esta ferramenta é essencial para o prosseguimento do projeto, devido há mudanças que comumente ocorrem durante o andamento do trabalho, é necessário realizar revisões periódicas nas mudanças já aprovadas para obter a confirmação que as mudanças aprovadas realmente foram implementadas conforme aprovação.

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.

Como fazer o diagrama de Pareto?
Alguns passos importantes:
1. Determine o tipo de perda que você quer investigar;
2. Especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar;
3. Organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar;
4. Preencha a folha de verificação;
5. Faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de freqüência, agrupe elas que ocorrem com baixa freqüência sob denominação “outros” e calcule o total;
6.Calcule as freqüências relativas, as freqüências acumuladas e as freqüências relativas acumuladas.

Diagrama de Dispersão

Um diagrama de dispersão serve para saber se existe alguma correlação (forte, fraca, moderada, positiva, negativa, etc.) entre duas variáveis. Ele é usado em processos para se acompanhar a evolução de uma variável em relação a um ou mais limites existentes.




Gráficos de Controle

Neste tópico mostraremos o gráfico Burndown e o Burnup.
BURNDOWN: Um gráfico burndown mostra o quanto resta de iteração do Sprint. É usado como principal ferramenta de acompanhamento da iteração. O eixo de X representa os dias do Sprint. Já o eixo Y representa as tarefas. Geralmente representada em horas ou dias ou pontos de histórias. O burndown de release mostra quantos pontos de história restam no product backlog depois de cada Sprint. Com burndown podemos saber se estamos atrás ou à frente do cronograma, para que possamos tomar providências o quanto antes e adaptar.





BURN UP: Um gráfico burnup pode mostrar mais informações do que um gráfico burndown, porque tem uma linha que mostra quanto o trabalho está no projeto como um todo (o escopo de trabalho). O gráfico burnup apresenta trabalho entregue até atual momento para prever se a data de lançamento será cumprida. Resumindo, temos informações de quanto a equipe esta trabalhando para final do Sprint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário