1 – O que é qualidade?
É o grau com que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos.
2 – Quais são os padrões de qualidade mais relevantes para gestão de projetos?
• ISO
• Deming
• Juran
• Crosby
• Gerenciamento da qualidade total (GQT)
• Seis Sigma
• Análise de modos e efeitos de falha
• Voz do cliente
• Custo da qualidade (CDQ)
3 – Como medir a qualidade?
Utilizando métricas de qualidade que verificam se o desempenho está dentro do prazo, fazendo um controle de orçamento, verificando a frequência de defeitos e a taxa de falhas, além de analisar a disponibilidade, confiabilidade e cobertura dos testes.
4 – Como garantir a qualidade?
Através de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle da qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e definições operacionais apropriados.
5 – Como controlar a qualidade?
Através de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.
6 – Qual o foco da gerência da qualidade?
Descrever os processos envolvidos no planejamento, monitoramento, controle e na garantia de que o projeto satisfará os requisitos de qualidade especificados.
7- Qual o relacionamento da gerência da qualidade com as outras gerências do PMBOK?
A gerência da qualidade afetará diretamente as gerências responsáveis por seguir o planejamento do projeto. Pois para manter a qualidade é necessário que se tenha um controle mais rígido dos processos que envolvem o projeto. Para que se tenha qualidade é preciso fazer análises e testes, isso com certeza aumentam o tempo do cronograma e consequentemente os custos do projeto.
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